Brasil 500 anos
Divisão de Bibliotecas e Documentação
PUC-Rio
 

Ouça mais sobre a obra.

As Obras

VARNHAGEN, Francisco Adolpho. Examen de Quelques     Points de L'Histoire Géographique du Brésil.     Comprenant des éclaircissements nouveaux ... sur les     explorations des côtes septentrionales du Brésil... .     Paris: Imprimerie de L. Martinet, 1858. 

O fato desta obra de Francisco Adolfo de Varnhagen 
(1816-1878) aparecer nesta mostra ao lado dos trabalhos de Paul Gaffarel, de Navarrete, do Visconde de Santarem e ainda do volume do Congrès International des Américanistes pode ser fruto de mero acaso. Mas pode ser também o testemunho involuntário da perseverança de um estudioso cujo nome ora desconhecemos na constituição de sua biblioteca, orientando-se por uma das questões candentes da historiografia brasileira das primeiras décadas do século XX: a dos pontos controversos a respeito da Descoberta do Brasil.  

Publicada em Paris no ano de 1858, o Examen de quelques points de l’ Histoire Geographique du Brésil argumenta favoravelmente à chegada do espanhol Alonso de Hojeda, acompanhado de Juan de la Cosa e Américo Vespúcio, ao território brasileiro dez meses antes da expedição cabralina. 

De acordo com Capistrano de Abreu, "Varnhagen empregou neste afã muitos anos de sua vida, argumentando, desenvolvendo, retificando. Entretanto, algumas considerações bastarão para mostrar que não se pode incluir Vespúcio e Hojeda entre os descobridores do Brasil". 

Para nós, hoje, talvez resulte interessante considerar por que o historiador sorocabano apresenta seus argumentos sob o título, "Histoire Geographique", expressão de uma classificação dos saberes.