Brasil 500 anos
Divisão de Bibliotecas e Documentação
PUC-Rio
 

Ouça mais sobre a obra.

As Obras

ROCHA PITA, Sebastião da. Historia da America     Portugueza. Desde o anno de mil e quinhentos do seu     descobrimento até o de mil e setecentos e vinte e quatro.     Lisboa: Francisco Arthur da Silva, 1880.

Oferecida "À Magestade Augusta Delrey D. João V. Nosso Senhor", a História da América portuguesa, desde o ano de mil e quinhentos do seu descobrimento até o de mil e setentos e vinte e quatro, de autoria de Sebastião da Rocha Pita, foi publicada pela primeira vez em 1730. 

Natural da Bahia, Sebastião da Rocha Pita estudou no Colégio dos Jesuítas naquela capitania, obtendo o grau de mestre em artes. Por seu respeito pessoal, fortuna e ascendência foi feito coronel das Ordenanças da Corte de Salvador, fidalgo da Casa Real, cavaleiro professo da Ordem de Cristo, acadêmico na Academia Real de História Portuguesa de Lisboa e na Academia dos Esquecidos da Bahia. 

Dizendo ter a verdade como "essencial instituto", Rocha Pita declarava ainda ter se baseado para a composição de sua História em relações fidedignas e informações particulares contemporâneas feitas por pessoas que conheceram as maiores partes do continente.

Dividida em dez livros, ela se distingue, antes de tudo, pelo caráter laudatório da atuação quer da Monarquia portuguesa quer da Igreja. Não obstante, de sua narrativa emergem os emboabas, os mascates, os negros de Palmares, os índios cariris, o Maneta na Bahia e Felipe dos Santos em Vila Rica, assim como as pestes, as fomes, as secas e outros eventos que distinguiam o dia-a-dia daquilo que o autor denominava de América portuguesa.

A segunda edição da obra, revista e anotada pelo Oficial da Biblioteca Nacional de Lisboa J. G. Goes, é "ornada com seis belas gravuras e um mapa".