|
VARNHAGEN, Francisco Adolpho. Amerígo Vespucci. Son caractère, ses écrits (méme les moins authentiques), sa vie et ses navigations. Lima: Imprimerie Du "Mercurio", 1865. Amerigo Vespucci, publicado em Lima em 1865, é um dos resultados da permanência de Francisco Adolfo de Varnhagen na América do Sul, por cerca de dez anos, desde que fora promovido a Ministro Residente no Paraguai em 1858. Desde então, Varnhagem estivera na Venezuela, Nova Granada, Equador, Chile e Peru, dedicando-se a estudos econômicos e a pesquisas a respeito de Cristóvão Colombo e Américo Vespúcio, na impossibilidade de ampliar seus conhecimentos relativos à história do período colonial brasileiro em decorrência da quase inexistência de fontes a respeito.
Tendo pesquisado também em Florença a respeito do navegador que acabaria por dar o nome ao Novo Mundo, Varnhagen concluiria que, entre as cartas atribuídas a Américo Vespúcio, somente deveriam ser consideradas autênticas as duas publicadas quando vivo: a de 1503 (talvez mesmo 1502), dirigida a seu antigo protetor Laurent de Pierfrancesco de Medici; e a de 4 de setembro de 1504, dirigida a Pier Soderini, um antigo companheiro de estudos, publicada provavelmente em Florença no ano seguinte, e reproduzida na obra de Ramusio.
Capistrano de Abreu servir-se-ia do estudo de Varnhagen para dirimir alguns dos chamados "pontos controversos" do Descobrimento do Brasil.