008 - MATERIAL VISUAL (NR)
Utilizado quando Líder/06 (Tipo de Material) contém o código g (material gráfico projetável), k (material gráfico bidimensional não projetável), o (kit) ou r (artefatos tridimensionais e objetos da natureza) e/ou 006/00 (forma do material) contém o código g, k, o, r.
Posição dos caracteres (008/18-34 e 006/01-17)
- 18-20 Tempo de execução (006/01-03) [Material v isual]
Um número de três dígitos indica o tempo total de execução de um filme cinematográfico ou gravação de vídeo. O número é justificado à direita e cada posição não utilizada contém zero.
- 000 O tempo de execução excede dos 3 caracteres
008/18-20 000
300 ## $ a30 video-cassetes (52 min cada) : $b son., color. ; $c 1/2 pol.
- 001-999 Tempo de execução
008/18-20 052
300 ## $a 1 bobina cinematogr. (52 min.) :$bson., color. ; $c16 mm
008/18-20 180
300 ## $a 12 gravação de vídeo (15 min cada) : $b son., color. ;$c 1 pol.
008/18-20 024
300 ## $a 3 bobinas cinematogr. (24 min) : $b son., color. ; $c 16 mm
505 0# $a Birds of Maryland (5 min., 21 sec.) -- Birds of Virginia (10 min., 15 sec.) -- Birds
of Delaware (8 min., 6 sec.)
- nnn Não se aplica
008/18-20 nnn
300 ## $a 121 slides : $b color. ; $c 2x2 pol. + $e 1 guia do professor.
[documento é diferente de um filme cinematográfico ou uma gravação de vídeo.]
- --- Desconhecido
008/18-20 ---
300 ## $a 1 video-cassete : $b son., color. ; $c 3/4 pol.
[Tempo de execução não declarada em outro lugar do registro.]
- ||| Não se codifica
- 21 Indefinido (006/04) [Material visual]
Contém branco (#) ou caractere cheio (|)
- 22 Público alvo/ Nível intelectual (006/05) [Material visual]
Um código de caractere alfabético descreve o nível intelectual e o público alvo para o qual o material se destina. Utilizado principalmente para materiais educacionais de audiovisuais. Quando o conteúdo for considerado apropriado para mais de um público alvo o código é registrado para o público alvo principal. Um caractere cheio (|) é utilizado quando nenhuma tentativa foi feita para codificar esta posição.
- # - Desconhecido ou não especificado
008/22 #
245 00 $a Quantum mechanics.
- a - Educação infantil
008/22 a
245 04 $a The Magic color wheel.
- b - Ensino fundamental (1o. ciclo.)
008/22 b
245 14 $a The alphabet.
- c - Ensino fundamental (2o. ciclo)
008/22 c
245 00 $a Pearl Harbor $h [filme cinematográfico].
- d - Ensino médio
008/22 d
245 00 $a Building of the Panama Canal.
- e - Adulto
008/22 e
245 00 $a Square dancing : $b advanced level calls.
- f - Especializado
008/22 f
245 00 $a Proper use of the Scubapro buoyancy compensator $h [gravação de vídeo]
[Fita com instruções especiais acompanhando o equipamento]
- g - Geral
008/22 g
245 00 $aTo fly $h [filme cinematográfico].
- j - Juvenil
- | - Não se codifica
- 23-27 Indefinido (006/06-10) [Material visual]
Cada posição contém branco (#) ou caractere cheio (|)
- 28 Publicação oficial (006/11) [Material visual]
Indica se o documento é ou não publicado ou produzido por ou para uma agência governamental internacional, nacional, estadual, municipal ou por qualquer unidade a elas subordinadas. O código também descreve o nível jurisdicional da agência governamental associado ao documento.
Orientação para certos tipos de publicações:
Países socialistas – os ítens publicados nos países socialistas, como publicações oficiais, devem ser codificados seguindo o mesmo critério adotado para as entidades governamentais em países não socialistas.
Dois níveis – Se um item é publicado ou produzido juntamente por agências governamentais de dois diferentes níveis, registrar o código para a agência governamental de nível mais alto.
Publicações acadêmicas – Nos Estados Unidos, documentos publicados por instituições acadêmicas controladas ou criadas pelo governo, são considerados publicações governamentais.
- 29 Forma do documento (006/12) [Material visual]
- # - Nenhum dos códigos seguintes
- a - Microfilme
- b - Microficha
- c - Microopaco
- d - Impressão ampliada
- f - Braile
- o - Online (Novo, 2010)
O recurso é acessado através de uma rede. Se não houver necessidade de distinção entre os tipos de recursos eletrônicos, o código s pode ser utilizado de forma genérica.
- q - Dispositivo eletrônico direto (Novo, 2010)
O recurso está armazenado em um suporte de gravação com plug de acesso direto, por exemplo, disco, fita, mp3 player, flashdrive (cartão de memória), pen drive, etc. Se não houver necessidade de distinção entre os tipos de recursos eletrônicos, o código s pode ser utilizado de forma genérica.
- r - Reprodução e impressão regular
- s – Eletrônica (Alterado, 2010)
Indica que o documento necessita de um computador para ser acessado e pode estar presente em um suporte direto ou remoto, em alguns casos exigindo o uso de dispositivos periféricos conectados ao computador, como leitor de CD-ROM. Não pode ser utilizado para documentos que não exige o uso de computador, como CD de música e vídeo-disco.Este código pode ser usado de forma genérica para qualquer tipo de recurso eletrônico. Códigos o e q devem ser utilizados se houver necessidade de identificar separadamente os recursos online e dispositivos eletrônicos diretos.
- | - Não se codifica
- 30-32 Indefinido (006/13-15) [Material visual]
Cada posição contém branco (#) ou caractere cheio (|)
- 33 Tipo de material visual (006/16) [Material visual]
Indica o tipo de material que está sendo descrito.
- a - Original de arte
Trabalho em duas ou três dimensões, criado pelo artista, por exemplo, pintura, desenho ou escultura em oposição à sua reprodução.
008/33 a
245 14 $a [La gioconda] $h [original de arte] = $b [Mona Lisa].
- b - Kit
Documento contendo uma mistura de componentes para duas ou mais categorias de material, isto é gravação de som, mapas, diafilmes, etc. nenhuma das quais pode ser identificada como predominante. Esta categoria também inclui os pacotes de materiais chamados kits de laboratório e pacotes de materiais variados ou pacotes de materiais de testes educacionais (testes, folhas de perguntas, marcadores, manuais interpretativos, etc.)
008/33 b
245 00 $a 200 ans d'opéra, La Scala $h [kit] ...
500 ## $a Publicado em caixa (63 x 48 x 8 cm) contendo 1 vol. (166, [156] p. : il. ; 31 cm), 6 discos
sonoros (33 1/3 rpm, mono. ; 12 pol. in case), 4 dioramas (47 partes ; color.), 4 souvenir booklets (12 p.
cada : il. ; 15 cm in case), e 2 reproduções (fotogravura, color. ; 60 x 45 cm)
- c - Reprodução de arte
Cópia de obra de arte reproduzida por meios mecânicos, geralmente um exemplar de edição comercial.
008/33 c
245 10 $a [Breezing up] $h [reprodução de arte].
- d - Diorama
Representação tridimensional de uma cena, criada mediante a colocação de objetos, figuras etc., diante de um fundo bidimensional pintado.
008/33 d
245 00 $a Crèche de Noël $h [diorama].
- f - Diafilme
Tira de filme que contém uma sucessão de imagens que se destinam a ser projetadas uma a uma, com ou sem som.
008/33 f
245 00 $a Word processing $h [diafilme] / $c an audiovisual production of the Robert C. Brady Co.
- g - Jogo
Conjunto de materiais que se destinam à recreação, de acordo com as regras estabelecidas. O código g inclui quebra-cabeças e simulações.
008/33 g
245 04 $a The Fable game $h [jogo].
- i - Ilustração
Representação visual bidimensional visível a olho nu e geralmente sobre fundo opaco.
008/33 i
245 03 $a [A Rainbow over the Grand Canyon] $h [ilustração].
- k - Gráfico
Indica o tipo geral de material. É utilizado para material gráfico original ou histórico.
008/33 k
100 1# $a Gilpin, Laura, $e fotógrafo.
245 15 $a [The prelude] $h [gráfico].
- l - Desenho técnico
Corte transversal, detalhe, diagrama, elevação, perspectiva, planta, plano de trabalho etc., feitos para serem usados em contextos técnicos ou de engenharia.
008/33 l
245 00 $a [Cross section of west stairway] $h [desenho técnico].
- m - Filme cinematográfico
Película fotográfica acompanhada ou não de som, contendo uma sequência de imagens que criam a ilusão de movimento quando projetadas em sucessão rápida.
008/33 m
245 00 $a Leaving the freeway $h [filme cinematográfico].
- n - Quadro
Uma folha opaca que expõe dados em forma gráfica ou tabular, por exemplo, um quadro didático.
008/33 n
245 00 $a [Periodic table] $h [quadro].
- o - Cartão-relâmpago
Cartão ou outro material opaco em que se inscrevem palavras, números ou ilustrações, destinado a exibições rápidas. Cartão de visita é incluído nesta categoria.
008/33 o
245 00 $a German $h [cartão-relâmpago].
- p - Lâmina para microscópio
Placa em que se coloca um objeto diminuto para ser observado através de um microscópio ou de microprojetor.
008/33 p
245 00 $a [Onion skin] $h [lâmina para microscópio].
- q - Modelo
Representação tridimensional de uma coisa real, seja nas dimensões exatas do original, seja em escala.
008/33 q
245 00 $a Solar system simulator $h [modelo].
- r - Realia
Inclui: 1) todos os outros documentos tridimensionais autênticos não coberto pelos outros códigos, por exemplo, traje, artefatos, tecidos, ferramentas, utensílios (1 vaso : porcelana, azul e branco); e 2) espécimes de algo que se encontrra na natureza.
008/33 r
245 00 $a [Sea shell] $h [realia].
- s - Slide - Obs.: No AACR2 ainda é utilizado o termo Diapositivo
Material transparente contendo uma imagem bidimensional, geralmente inserido em moldura, e destinado a ser utilizado com um projetor ou visor. Estereógrafos modernos são incluídos aqui.
008/33 s
245 00 $a Street paintings of Los Angeles $h [slide].
- t - Transparência
Folha de material transparente contendo uma imagem, e destinado a ser usada com um retroprojetor ou uma caixa de luz. Pode ser inserida em moldura. Raios X são codificados como transparência.
008/33 t
245 04 $a The Electromagnetic spectrum $h [transparência].
- v - Gravação de vídeo
Registro de imagens visuais, geralmente em movimento e acompanhadas de som, destinado a ser usado por intermédio de um equipamento de televisão.
008/33 v
245 00 $a Radio processing--a short story history of processors $h [gravação de vídeo].
- w - Brinquedo
Objeto para crianças ou outros brincarem (geralmente é uma imitação de algum objeto familiar); um brinquedo; também, algo produzido para diversão em lugar de uso prático.
008/33 w
245 00 $a [Yoyo] $h [brinquedo].
- z - Outro
- | - Não se codifica
- 34 Técnica (006/17) [Material visual]
Indica a técnica utilizada para criar movimento em filmes cinematográficos ou gravação de vídeo.
- a - Animação
Documento que consiste totalmente ou principalmente de animação. Os filmes animados são produzidos utilizando uma técnica variada incluindo: 1) caricaturas; 2) filme gráfico - com pintura ou outro meio diretamente aplicado na superfície do filme; 3) modelo, barro, ou animação de boneco - onde objetos tridimensionais são fotografados em uma armação para efeito de animação; 4) outras técnicas.
008/34 a
245 00 $a Closed Mondays $h [filme cinematográfico].
520 ## $a Uses clay animation ...
- c - Animação e personagens reais
Este código é utilizado quando houver indicação em outro lugar na catalogação do registro informando que exite sequências animadas. Esta informação pode aparecer em uma nota de resumo (campo 520) ou em uma nota de Créditos (campo 508).
008/34 c
245 00 $a Narcissus $h [filme cinematográfico].
520 ## $a Through optical imagery shows the beauty of traditional ballet. Live action and animation are used...
- l - Personagens reais
Se nenhuma informação for encontrada ao catalogar o registro e o material que acompanha indica o contrário, considerar que o filme cinematográfico ou a gravação de vídeo é animado.
008/34 l
245 00 $a Annie Hall $h [motion picture] ...
- n - Não se aplica
Indica que a técnica utilizada para criar movimento não é aplicada porque o documento não é um filme cinematográfico ou uma gravação de vídeo.
- u - Desconhecida
- z - Outra
008/34 z
245 00 $a Cloud formation $h [filme cinematográfico].
520 ## $a Uses time-lapse photography to show actual cloud formation in the earth's atmosphere.
- | - Não se codifica