856 LOCALIZAÇÃO E ACESSO ELETRÔNICO (R)
Contém informações necessárias para localizar e acessar um recurso eletrônico. Este campo pode ser utilizado no registro bibliográfico de um recurso quando este recurso ou um subconjunto deste estiver disponível eletronicamente. Também pode ser utilizado para localizar e acessar uma versão eletrônica de um recurso não eletrônico descrito no registro bibliográfico ou um recurso eletrônico relacionado.
O campo 856 é repetido:
- quando os dados de localização variam, por exemplo, quando utiliza-se a URL no subcampo $u ou subcampos $a, $b, $d;;
- quando mais de um método de acesso pode ser utilizado;
- quando diversas partes do documento estão disponíveis eletronicamente;
- para espelhos de sites;
- para formatos e resoluções diferentes com indicação de URLs diferentes;
- para registro de documentos relacionados.
Utiliza-se com maior frequência o subcampo $u, onde o endereço da URL já está montado.
Indicadores
Primeiro - Método de acesso
Contém um valor que define o método de acesso ao recurso eletrônico. Se um documento é acessível por mais de um método, o campo é repetido com os dados correspondentes a cada um deles. Os métodos definidos são os principais protocolos TCP/IP.
Quando registrar a URL no subcampo $u o valor corresponderá ao método de acesso (esquema URL), que também é o primeiro elemento na string.
Segundo - Relacionamento
Contém um valor que identifica a relação entre o recurso eletrônico identificado no campo 856 e o documento descrito no registro como um todo.Utiliza-se o subcampo $3 para dar mais informação sobre o relacionamento, se não for um relacionamento um para um.
Subcampos
$a - Nome do servidor (R)
Contém o nome completo do servidor da localização eletrônica e um endereço da rede que é repetido se existir mais de um endereço para o mesmo servidor.
$b - Número de acesso (R)
Contém o número de acesso relacionado com um servidor. Pode conter o endereço numérico IP (Internet Protocol) se o documento for um recurso da internet ou um número telefônico se o acesso for provido através da linha telefônica. Este dado pode mudar frequentemente e pode ser gerado por um sistema,
$c - Informação sobre compactação (R)
$d - Caminho (R)
Contém o caminho, formado pelo conjunto de diretórios e subdiretórios que indicam o lugar onde o arquivo encontra-se armazenado. O nome do arquivo registrado no subcampo $f pode ser utilizado como um substituto do caminho que guia o usuário para um servidor onde ainformação para acesso, completa e atualizada, é armazenada em uma tabela de localização.
$f - Nome do arquivo eletrônico (R)
Contém o nome de um arquivo eletrônico que se encontra dentro do diretório/subdiretório indicado no subcampo $d do servidor, identificado no subcampo $a. O subcampo $f pode ser repetido se um mesmo arquivo foi dividido em várias partes e armazenado com nomes diferentes.
$h - Username (NR)
$i - Instrução (R)
Contém uma instrução ou comando necessário para o servidor remoto processar uma requisição.
$j - Bits por segundo (NR)
$k - Password (senha) (NR)
$l - Logon/login (NR)
$m - Contato para obter ajuda (R)
$n - Nome da localização do servidor (mencionado no subcampo $a) (NR)
$o - Sistema operativo (NR)
$p - Porta (NR)
$q - Tipo do formato eletrônico (NR)
Contém a identificação do tipo do formato eletrônico, representação de dados do recurso, como um texto html, ASCII, arquivo Postscript, aplicação de executável ou imagem JPEG. O objetivo é dar informação necessária que permita a mecanismos ou pessoas decidirem sobre a usabilidade do dado codificado - qual exigência de hardware e software para exibi-lo ou executá-lo, por exemplo. O tipo do formato eletrônico determina também o método utilizado de transferência de arquivos ou como os dados são transferidos através da rede. Geralmente, um arquivo de texto pode ser transferido como dados representados por caracteres com a única restrição de que estes serão caracteres em formato ASCII-American National Standard Code for Information Interchange (ANSI X3.4- série de caracteres, por exemplo, letras básicas do alfabeto latino, os dígitos de 0-9, alguns caracteres especiais e a maioria dos sinais de pontuação e arquivos de texto com caracteres não incluídos em ASCII ou dados não textuais, por exemplo, programas de computador, imagens, devem ser transferidos utilizando outra opção para a transferência de arquivos, geralmente a forma binária. O tipo do formato eletrônico pode ser exigido para listas relacionadas como os tipos de mídia para internet registrados (MIME types).
$r - Configuração (NR)
$s - Tamanho do arquivo (R)
Contém o tamanho do arquivo armazenado com o nome registrado no subcampo $f. Este subcampo geralmente é indicado na forma de 8-bit bytes (octetos) e pode ser repetido quando o nome do arquivo é repetido e se registra a continuação do subcampo $f correspondente. Esta informação não se aplica a periódicos uma vez que o campo 856 se refere ao título completo e não a seus números.
$t - Emulação de terminal (R)
$u - Identificador uniforme de recurso - URI (R)
Contém a URI que fornece a sintaxe padronizada para localizar um objeto utilizando os protocolos de internet. Estes dados podem ser utilizados para o acesso a um documento eletrônico que utilize alguns dos protocolos de Internet ou por resolução de uma URN. O campo 856 está estruturado para criar uma URL a partir da concatenação de outros subcampos separados do campo 856. O subcampo $u pode ser utilizado em vez dos subcampos separados ou em acréscimo a estes.
$v Horário de acesso (R)
$w Número de controle de um registro relacionado (R)
Contém o número de controle do sistema para um registro relacionado, precedido pelo código MARC, entre parêntesis, do nome da agência a qual este número corresponde . Os dados incluídos aqui ligam o campo 856 com os registros bibliográficos e tem o mesmo dado do campo 003. As fontes para o código MARC são: MARC Code List for Organizations e Symbols and Interlibrary Loan Policies in Canada.
$x Nota interna (R)
Contém uma nota para utilização apenas interna, não pública, relativa a localização eletrônica da fonte identificada no campo. Pode também conter informações de processamento sobre o arquivo no local especificado.
$y Texto do link (R)
Contém um texto de ligação da URL a ser exibido no lugar do subcampo $u. Quando informamos o subcampo $y utilizamos seu conteúdo como link ao invés do conteúdo do subcampo $u, embora o objetivo da ligação esteja no subcampo $u. A utilização do texto de ligação independe de qualquer decisão relativa ao valor do segundo indicador.
$z Nota do público (R)
Contém uma nota para exibição ao público, relativa a localização eletrônica da fonte identificada no campo.
$2 Método de acesso (NR)
$3 Material especificado (NR)
$6 Ligação (NR)
$8 Campo de ligação e número de seqüência (R)
Exemplos:
856 ## $u urn:dói:10.1000/100
856 0# $u mailto:ejap@phil.indiana.edu $i ejap subscription
856 1# $u ftp://path.net/pub/docs/urn2urc.ps
856 2# $u telnet://pucc.princeton.edu $n Princeton University, Princeton, N.J.
856 3# $a locis.loc.gov $b 140.147.254.3 $m lconline@loc.gov $t 3270 $t line mode, por exemplo, vt100 $v M-F 6:00 a.m.-21:30 p.m. USA EST, Sat. 8:30-17:00 USA EST, Sun. 13:00-17:00 USA EST
856 40 $u http://jefferson.village.virginia.edu/pmc/contents.all.html
856 4# $u http://hdl.handle.bet/loc.test/gotthome $g urn:hdl.loc.test/gotthome
856 7# $3 b & w film coipy neg. $d dag $f 3d01926 $2 arquivo
856 1# $u ftp://path.net/pub/docs/urn2urc.ps
856 40 $u http://lcweb.loc.gov/catdir/semdigdocs/seminar.html
856 0# $u mailto:ejap@phil.indiana.edu $i ejap subscription
856 1# $u ftp://path.net/pub/docs/urn2urc.ps
856 2# $u telnet://pucc.princeton.edu $n Princeton University, Princeton, N.J.
856 3# $a locis.loc.gov $b 140.147.254.3 $m lconline@loc.gov $t 3270$tline mode (e.g., vt100) $v M-F 06:00-21:30 USA EST, Sat. 08:30-17:00 USA EST, Sun. 13:00-17:00 USA EST
856 40 $u jefferson.village.virginia.edu/pmc/contents.all.html
856 7# $3 b & w film neg. $d dag $f 3d01926 $2 file
856 42 $3 Instrumento de pesquisa $u lcweb2.loc.gov/ammem/ead/jackson.sgm
856 41 $u www.jstor.org/journals/0277903x.html
856 40 $u www.cdc.gov/ncidod/EID/eid.htm $q text/html
856 1# $u ftp://harvarda.harvard.edu $k guest
856 42 $3 French version$uwww.cgiar.org/ifpri/reports/0297rpt/0297-ft.htm
856 42 $3 Essays from annual reports$uwoodrow.mpls.frb.fed.us/publs/ar/index.html
856 1# $u ftp://wuarchive.wustl.edu/mirrors/info-mac/util/color-system-icons.hqx$s 16874 bytes
856 2# $u telnet://maine.maine.edu $n University of Maine $t 3270
856 1# $u ftp://wuarchive.wustl.edu/mirrors2/win3/games/atmoids.zip $c decompress with PKUNZIP.exe $x cannot verify because of transfer difficulty
856 4# $z Part of the Ovid Mental Health Collection (MHC). Follow instructions on MedMenu page for Ovid login.$uinfo.med.yale.edu/medmenu/info%5Fcbc.html
856 40 $u www.ref.oclc.org:2000 $z Address for accessing the journal using authorization number and password through OCLC FirstSearch Electronic Collections Online. Subscription to online journal required for access to abstracts and full text
856 2# $a anthrax.micro.umn.edu $b 128.101.95.23
856 1# $a maine.maine.edu $c Must be decompressed with PKUNZIP $f resource.zip
856 0# $a kentvm.bitnet $f acadlist file 1 $f acadlist file2 $f cadlist file3
856 0# $a uicvm.bitnet $f AN2 $h Listserv
856 2# $a madlab.sprl.umich.edu $n University of Michigan Weather Underground $p 3000
856 10 $z FTP access to PostScript version includes groups of article files with.pdf extension $a ftp.cdc.gov $d /pub/EIS/vol*no*/adobe $f*.pdf$lanonymous $q application/pdf
856 4# $u susdl.fcla.edu/cgi-bin/cgiwrap/~fdl/fdlcgi?FA00000011%2Fjpg $y Electronic resource (JPEG)
856 4# $u susdl.fcla.edu/cgi-bin/cgiwrap/~fdl/fdlcgi?FA00000011%2Fpdf $y Electronic resource (PDF)
245 00 $a American quarterly.
856 41 $u http://muse.jhu.edu/jornals/american%5Fquarterly/
245 00 $a Analyzing qualitative data / $c edited by Alan Bryman and Robert G. Burgess
856 41 $3 Table of contents $u http://lcweb.loc.gov/catdir/toc/93-3471.html
245 00 $k Papers, $f 1932-1970 $g (bulk 1932-1965)
856 42 $3 Índice remissivo $u http://lcweb2.loc.gov/ammem/ead/jackson.sgm