MARC – GLOSSÁRIO (EM COSTRUÇÃO)

Abstract resumo analítico
Activity card cartão de visita
Adaptation (Music) adaptação (música) – obra musical que
representa uma alteração de outra obra (p. ex.
transcrição livre), ou parafraseia partes de várias obras ou estilo usual de outro compositor, ou, ainda, que se baseia simplesmente em outra obra musical (p.ed. variações sobre um tema). Veja também Arranjo (Música). (AACR2)
Added title page title título da página de rosto secundária
Anonimous anônimo – de autoria desconhecida. (AACR2)
Aperture card cartão-janela -
Area área – cada seção da descrição bibliográfica, compreendendo dados de uma categoria particular ou de um conjunto de categorias. (AACR2)
Art original original de arte – a obra de arte original, em duas ou três dimensões, criada pelo artista (que não seja gravura, q.v., ou fotografia), p.ex. pintura, desenho ou escultura em oposição à sua reprodução. (AACR2)
Art reproduction reprodução de arte – cópia de obra de arte reproduzida por meios mecânicos, geralmente um exemplar de edição comercial. (AACR2)
Audience público alvo (521)
Bibliographic resource recurso bibliográfico – uma expressão ou manifestação de uma obra ou de um item que forma a base para a descrição bibliográfica. Um recurso biblilográfico pode ser tangível ou intangível.
Bird’s eye-views fotografias panorâmicas
Brackets parêntesis
Braille braile
Capture capturar
Carried incluido
Cassette tape fita cassete – contém um carretel de fita de plástico fino, revestido com partículas magnéticas. Quando se faz a gravação, estas partículas agrupam-se numa disposição que representa o som original. (AACR2. MEMÓRIA)
Cast elenco
Chart quadro – uma folha opaca que expõe dados em forma gráfica ou tabular, p.ex. um quadro didático. (AACR2)
Character positions posição dos caracteres
Chorus score partitura de coro – partitura de obra para canto, que mostra somente as partes do coro, com acompanhamento – se houver – arranjado para instrumento de teclado. Veja também Partitura vocal. (AACR2)
Chronological relationship relação cronológica – relação temporal entre documentos bibliográficos, por exemplo, a relação de uma publicação seriada com seus predecessores e sucessores.
Colon dois pontos
Compact disc CD – registra sons numa seqüência de milhões de pequenos sinais digitais que representam uma série de números codificados. Conforme o disco gira, o feixe de laser lê a sucessão de sinais e ajusta a corrente elétrica produzida pelo aparelho. Amplificada, esta corrente aciona o alto-falante que reproduz o som. É, pois, o resultado de leitura óptica a raio laser, combinada com a reprodução digital, independente da técnica utilizada para a gravação original do programa. As técnicas de gravação podem ser representadas conforme se segue: AAD = técnica de gravação, utilizando equipamento analógico durante a GRAVAÇÃO, MIXAGEM e equipamento digital durante a MASTERIZAÇÃO; ADD = técnica de gravação, utilizando equipamento analógico durante a GRAVAÇÃO, utilização de equipamento digital durante a MIXAGEM e MASTERIZAÇÃO; DDD = técnica de gravação, utilizando equipamento digital durante a GRAVAÇÃO, MIXAGEM e MASTERIZAÇÃO. (AACR2. MEMÓRIA)
Componente part Parte componente – documento bibliográfico que fisicamente forma parte de outro documento bibliográfico de tal modo que a recuperação da parte depende da identificação física e localização do documento fonte, por exemplo, um capítulo de um livro, artigo de um periódico.
Condensed score partitura condensada – uma partitura musical, em que aparecem apenas as partes musicais mais importantes, no menor número possível de pentagramas, geralmente organizadas por seções instrumentais. (AACR2)
Continuing resource recurso contínuo – um recurso bibliográfico que é publicado através do tempo não tendo prazo predeterminado para sua conclusão.; Os recursos contínuos incluem as publicações seriadas e recursos integrados em andamento.
Costituent unit unidade constituinte – documento bibliográfico que é parte de outro documento. É separado fisicamente do documento do qual é considerado uma parte. (MARC)
Convention uso
Copy exemplar
Cover title título da capa – título impresso na capa original de um item. Veja também Título do encadernador, Título da lombada. (AACR2)
Credits créditos
Diorama diorama – representaçãop tridimensional de uma cena, criada mediante a colocação de objetos, figuras, etc., diante de um fundo bidimensional pintado. (AACR2)
Display constants constantes de exibição
display constant controller controle de display
display note exibe nota mudar para: Nota de exibição (verificar nota)
display text texto de exibição mudar para Visualizar texto
distributor distribuidor – agente ou agência que detém os direitos de comercialização de um item, com exclusividade ou de forma partilhada.
do not display note não exibe nota
electronic resource recurso eletrônico – material codificado (dados e/ou programa(s) ) para ser manipulado por um dispositivo computadorizado. Este material pode exigir a utilização de periférios ligaods diretamente a um dispositivo computadorizado (p.ex., um drive de DE-ROM) ou a conexão a uma rede de computadores (p.ex. a Internet). (AACR2)
embedded embutido, incorporado
embedded embutido, incorporado
embedded hyphens hífens incorporados
eye-readable legível a olho nú
field definition and scope definição do campo
filmstrip diafilme – tira de filme que contém uma sucessão de imagens que se destinam a ser projetadas uma a uma com ou sem som. (AACR2)
finding aid instrumento de pesquisa – o termo mais amplo que abrange qualquer descrição ou meio de referência elaborado ou recebido por um serviço de arquivo, com vistas ao controle administrativo ou intelectual do acervo arquivístico. (ISAD(G))
flash card cartão relâmpago – cartão ou outro material opaco em que se inscrevem palavras, números ou ilustrações, destinado a exibições rápidas. (AACR2)
formulated criado
game jogo - conjunto de materiais que se destinam à recreação, de acordo com regras estabelecidas. (AACR2)
guidelines for applying content designators descrição do conteúdo
horizontal relationship relação horizontal – relação entre versões de um documento bibliográfico em diferentes idiomas, formatos, meios, etc. (MARC)
host item documento fonte – documento bibliográfico que contém fisicamente a parte componente descrita pelo registro do documento primário, por exemplo o livro que contém o capítulo descrito, o periódico em que aparece o artigo). (MARC)
incipit incipit – as primeiras palavras de um manuscrito ou dos primeiros livros impressos, ou de uma de suas divisões. Incluem, com freqüência, a palavra Incipit ou equivalentes em outras línguas. Usado no começo de uma obra, o incipit contém, muitas vezes, o nome do autor e o título.
initialism sigla
input convention convenção de entrada
input convention convenção de entrada
integrated resource recurso integrado – Um recurso bibliográfico que é adicionado ou alterado através de atualizações que não permanecem isoladas, mas são integradas ao todo. Os recursos integrados podem ser finitos ou contínuos. São exemplos de recursos integrados as folhas soltas de atualização e as páginas de atualização da Web. (AACR2)
joint author co-autor – pessoa que colabora com outra, ou outras, na produção de uma obra, na qual os colaboradores exercem a mesma função. Veja também Responsabilidade compartilhada.
keyboard teclado
kit kit – Conjunto de peças – item que contém duas ou mais categorias de material, nenhuma das quais pode ser identificada como predominante; denomina-se também Item de multimeios (q.v.) (AACR2)
manufacturer fabricante
manuscript manuscrito – escritos feitos a mão (inclusive partituras musicais), datilografados e inscrições em tábuas de argila, em pedras etc. (AACR2)
manuscript music música manuscrita ou manuscrito de música
(Verificar)
microfilm cartridge cartucho de microfilme
microform microforma – termo genérico usado para qualquer meio, transparente ou opaco, que contém microimagens. Veja também Macroforma. (AACR2)
microscope slide lâmina de microscópio Mudar para: lâmina para microcóspio – placa em que se coloca um objeto diminuto para ser observado através de um microscópio ou de microprojetor. (AACR2)
miniature score partitura de bolso – uma obra tamanho reduzido, em princípio não destinada a execução. (AACR2. MEMÓRIA)
model modelo – representação tridimensional de uma coisa real, seja nas dimensões exatas do original, seja em escala. (AACR2)
motion picture filme cinematográfico – película fotográfica acompanhada ou não de som, contendo uma seqüência de imagens que criam a ilusão de movimento quando projetadas em sucessão rápida. (AACR2)
multipart item item em várias partes – monografia completa, ou que se pretende completar, em um número finito de partes separadas. Veja também Item de arquivo múltiplo. (AACR2)
music música – a arte das musas; arte e ciência de combinar os sons de maneira agradável ao ouvido. (Petit Larousse)
musical presentation statement indicação de apresentação física de música
name/title fiel campo de autor/título
no display Constant generator não gera visualização
no information provided nenhuma informação fornecida
nonpublic note nota interna
notated music música impressa
note controller controle de nota
open score partitura aberta
part parte – cada uma das unidades subordinadas em que um item foi dividido pelo autor, editor ou produtor. No caso de monografias impressas, emprega-se geralmente como sinônimo de volume (q.v.); distingue-se do fascículo (q.v.) pelo fato de constituir, não uma divisão temporária de uma obra, mas sim uma unidade componente. 2. Quando usada na área da descrição física, a palavra parte designa unidades bibliográficas destinadas a serem encadernadas em conjunto formando um volume (cf. Parte (Música)). (AACR2)
party signatário
phonodiscs discos sonoros
photonegative negativo fotográfico
physical medium



suporte físico



picture ilustração – representação visual bidimensional visível a olho nú e geralmente sobre fundo opaco. Usado quando não se aplica a um termo mais específico (p. ex. original de arte, fogotrafia, ilustração didática).
piano [violin, etc.]conductor part parte do regente-pianista [violinista etc.] – a parte para um instrumento determinado, no âmbito de uma obra para conjunto, com guias para os outros instrumentos; destinada a ser usada pela pessoa que toca o instrumento e ao mesmo tempo rege a execução da obra. (AACR2)
piano score redução para piano / partitura para piano (esp.) Alterar – redução de uma partitura orquestral a uma versão para piano, em dois pentagramas.
public note nota do público
Publisher editor
quotation marks aspas
realia reália – objetos autênticos (artefatos, espécimens) em oposição a réplicas. Veja também Objeto. (AACR2)
recto anverso
reel bobina
related item documento relacionado – documento bibliográfico com uma relação cronológica, horizontal (versões diferentes) ou vertical (hierárquica) com um documento primário (principal) e para o qual se formula o campo de entrada de ligação. (MARC)
releasing agent agente lançador
remote-sensing image imagem por controle remoto ou imagem por sensor remoto. Verificar
review resenha (520)
running title título corrente – o titulo, ou uma abreviação do mesmo, repetido no alto ou ao pé da cada página ou folha. (AACR2)
scope and content abrangência e conteúdo (520)
score partitura – série de pautas nas quais estão escritas todas as partes instrumentais e/ou vocais de uma obra musical, colocadas uma embaixo da outra em alibnhamento vertical, de modo a permitir sua leitura simultânea. (AACR2. MEMÓRIA)
score close partitura fechada – uma partitura musical, dando todas as partes em um número mínimo de pentragramas, normalmente dois pentagramas, como nos hinos. (AACR2)
single part items item em uma única parte
slide diapositivo (AACR2) ; slide – material transparente contendo uma imagem bidimensional, geralmente inserido em moldura, e destinado a ser utilizado com projetor ou visor. (AACR2)
sound cartridges cartuchos sonoros
sound discs


discos sonoros


sound recording gravação de som – é o registro de vibrações sonoras por meios mecânicos ou elétricos, de maneira a permitir a reprodução de som. (AP.D- AACR2). Armazenar e reproduzir sons é o que a tecnologia moderna permite: ouvir música, produzir “livros falantes” para cegos, registrar entrevistas em pequenos gravadores etc. Todos os sistemas de gravação registram sons fazendo “uma cópia” das ondas sonoras. Esta cópia pode apresentar-se em forma de registro magnético (fitas cassetes e discos de vinil) ou de sinais eletrônicos digitalizados (compact disc). (MEMÒRIA, 2003)
sound tape reel bobina de fita sonora
sound track trilha sonora
special physical characteristics características físicas especiais
specific material designation designação específica do material
square brackets colchetes
summary resumo
subject assunto
target item Documento primário (principal) – unidade bibliográfica principal ou primária incluída na descrição para o qual o registro foi criado. É o documento em que os dados da posições do líder/ 06 (tipo de registro), 07 (nível bibliográfico) e 245 (título principal) se aplicam. (MARC)
Technical drawing desenho técnico – corte transversal, detalhe, diagrama, elevação, perspectiva, planta, plano de trabalho etc., feitos para serem usados em contextos técnicos ou de engenharia. Ver também Desenho arquitetônico. (AACR2)
Text texto – termo usado como designação geral do material, para indicar material impresso legível a olho nu (p. ed. Um livro, um folheto, ou um cartaz). 2. a letra de uma canção, de um ciclo de canções, ou, no plural, de uma coleção de canções.
Title from caption título de partida – o título de uma obra que aparece no começo da primeira página do texto, ou, no caso de uma partitura, logo acima dos primeiros compasos da música. (AACR2)
title page title título da página de rosto
toy brinquedo
transparency transparência – folha de material transparente contendo uma imagem, e destinado a ser usada com um retroprojetor ou uma caixa de luz. Pode ser inserida em moldura,
uniform title título uniforme – o título particular sob o qual uma
obra deve ser identificada para fins de catalogação.
2. O título particular usado com o fim de distinguir o cabeçalho para uma obra, do cabeçalho adotado para uma obra diferente. 3. Um título coletivo convencional utilizado para agrupar as publicações de um autor, compositor ou entidade, compreendendo diversas obras, ou extratos etc. De diferentes trabalhos, p. ex., obras completas, diversas obras em determinada forma literária ou musical.
vertical relationship relação vertical – relação hierárquica do todo
com suas partes e das partes com o todo, por
exemplo, um artigo de periódico para o periódico em que é publicado; o título coletivo de proceedings de conferências e títulos individuais de contribuições juntas; uma subsérie e a série principal para o qual é relacionado. (MARC)
videorecording gravação de vídeo – registro de imagens visuais, geralmente em movimento e acompanhadas de som, destinado a ser usado por intermédio de um equipamento de televisão. (AACR2)
vocal score partitura vocal – partitura que apresenta todas as partes vocais, com o acompanhamento – caso haja – arranjado para instrumento de teclado. (AACR2)