Apresentação
A participação de bibliotecas em redes e em programas cooperativos de catalogação requer a adoção de padrões e a aplicação de normas; que produzam registros descritivos confiáveis e de qualidade; que possibilitem o intercâmbio de dados, no âmbito universal; e a interoperabilidade entre os sistemas de informação.
A Divisão de Bibliotecas e Documentação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (DBD/PUC-Rio), desde 1984, quando se integrou à Rede Bibliodata/Calco - Catalogação Legível por Computador, da Fundação Getulio Vargas (FGV/RJ) - sistema cooperativo de catalogação automatizada, vem se adequando às mudanças técnicas e tecnológicas, visando ampliar a busca e a recuperação da informação.
Em 1996, um novo sistema gerenciador das funções da Biblioteca foi selecionado e implantado, em 1997, a fim de racionalizar os processos de tratamento e organização da informação e oferecer aos usuários serviços mais ágeis e eficazes. Nessa época, iniciou-se, na DBD, o estudo do Formato USMARC (Machine Readable Cataloging), criado pela Biblioteca do Congresso Americano (LC), em 1960, com o objetivo de adotar um padrão internacional para a descrição bibliográfica. Nasceu, então um trabalho de equipe, em que vários profissionais da DBD se debruçaram na tradução e na análise da estrutura do MARC - Formato bibliográfico e do MARC - Formato autoridade.
Em 2000, com a experiência adquirida na aplicação do MARC, a DBD lançou com a Coordenação Central de Ensino a Distância (CCEAD/PUC-Rio) o Curso MARC 21 - Formato bibliográfico a distância, que continua a ser ministrado a bibliotecários e outros profissionais da informação. Tornou-se imperativo a este empreendimento acompanhar a atualização do MARC 21, fusão do USMARC com o MARC canadense, em 1999. Assim, desde sua implantação na PUC-Rio, tem sido revisto e atualizado, anualmente, à luz das atualizações realizadas pela LC, tornando-se fonte de pesquisa imprescindível à catalogação dos materiais do Sistema de Bibliotecas, em seus diversos suportes.
Dada a carência de publicações sobre MARC 21, em português, a DBD julga importante disponibilizar a outras bibliotecas e unidades de informação o acesso a este produto. Seu conteúdo vem se expandindo, ao longo destes anos, e, hoje, arrola os campos do MARC mais utilizados nos registros bibliográficos, descrevendo-os e definindo-os. Os campos menos empregados foram apenas descritos, porém, poderão à medida da necessidade de seu uso, ser definidos. Por isso, constitui-se de uma ferramenta em construção, que continuará a ter um caráter dinâmico, por sua constante atualização.
Os usuários desta fonte de pesquisa podem colaborar com os revisores da publicação, encaminhando suas sugestões à DBD para o seu aperfeiçoamento.
Dolores Rodriguez Perez
Diretora da DBD
outubro/2008